Liderança e sucesso empresarialMaio 20, 2014

Por Ana Paula Santos – Senior Partner da aps Consultores
20 de maio de 2014

Na edição de maio da Harvard Business Review é publicado um estudo sobre clima organizacional. De acordo com o Gallup’s 2013 State of the American Workplace Report, apenas 30% dos colaboradores estão ativamente comprometidos e realizam um bom trabalho nas suas empresas; 50% vão cumprir o horário de trabalho e 20% manifestam o seu descontentamento influenciando negativamente o trabalho dos colegas, perdendo dias de trabalho e levando à perda de clientes devido ao seu mau desempenho. Apenas estes 20% de colaboradores custam, por ano, à Economia Americana meio trilião de dólares!

Qual a explicação para estes números? De acordo com este estudo da Gallup a má liderança é a principal razão.

Perante estes factos, vale a pena refletir. Os desafios que atualmente se colocam requerem dos líderes um comportamento ajustado, capaz de garantir o sucesso que se deseja. Reveste-se de particular importância que quem lidera possua competências que lhe permitam, em todos os seus contextos, guiar e inspirar seguidores. Há que ter a humildade para reconhecer que as competências de liderança podem ser desenvolvidas, somando às especificidades de cada um.

Penso que se impõe uma nova abordagem da formação em liderança, sustentada em evidências do que deverá ser o papel do líder: gerar resultados extraordinários, através do desenvolvimento das pessoas e da construção de equipas de alta performance que, ancoradas numa visão de futuro, reconhecem a responsabilidade da sua liderança na construção de um mundo melhor.

Um programa de formação em liderança só terá resultados se permitir a cada participante conhecer e desenvolver as suas competências, partilhar experiências e apropriar-se das ferramentas de que necessita para enfrentar os seus desafios enquanto líder. Cada participante deverá sair da formação com as ferramentas e um plano de ação que lhe permita criar vantagens competitivas na sua organização através dos seus colaboradores.

Acredito que o desenvolvimento de pessoas é a maneira mais eficiente de gerar lucro e crescimento nas organizações. Por isso, com a minha equipa, trabalhamos as competências individuais dos profissionais para que façam a diferença influenciando positivamente os resultados.

Porque “sabedoria é agir” consultem, informação sobre a 1ª Edição do BEST ABOUT PEOPLE LEADERSHIP®, para todos os que querem estar na linha da frente para “desafiar os desafios”!

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