Avaliação da Formação

Porquê Medir?

Para saber o Retorno do Investimento que está a ser feito.

A formação é um investimento cujo objetivo será promover/desenvolver competências que, quando mobilizadas no posto de trabalho, terão impacto organizacional:

  • Menos custos;
  • Melhor qualidade;
  • Mais produção/ganhos de produtividade;
  • Melhor cumprimento dos prazos.

A metodologia de avaliação utilizada baseia-se na abordagem PERTA e no modelo de Donald Kirkpatrick.

Esta abordagem visa aumentar a qualidade e eficácia do desempenho dos formandos, entendida aqui como um projeto transversal e sistemático que poderá ocorrer em qualquer momento.

O modelo de avaliação de Donald Kirkpatrick visa medir a qualidade de uma intervenção formativa, a partir da análise de quatro níveis de avaliação:

  • Nível 1 – Avaliação da reação/satisfação dos participantes na formação
  • Nível 2 – Avaliação do grau de domínio de determinados saberes (avaliação de aprendizagens)
  • Nível 3 – Avaliação da transferência da formação
  • Nível 4 – Avaliação dos impactes da formação no desempenho da organização

Para além dos 4 níveis de avaliação apresentados, na aps avaliamos os Projetos Formativos ao nível do Retorno do Investimento (nível 5).

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