Formação em liderança ou formação de Líderes?Setembro 2, 2014

Best About People Leadership®  

Por Ana Paula Santos (*)

setembro de 2014

Não é novidade para ninguém afirmar-se que a boa liderança é um fator estratégico e diferenciador nas empresas que assentam o seu sucesso na excelência das suas equipas de trabalho. Pelo contrário, a má liderança causa impactos negativos muito significativos nos resultados das empresas, precisamente porque leva a que cerca de 20% dos colaboradores estejam insatisfeitos e essa insatisfação leva a mau ambiente de trabalho, produção e serviço ao cliente sem a qualidade pretendida, com as consequentes perdas de milhões, em cada ano, nas economias dos países.

Face a estas evidências parece óbvia a necessidade de dotar, quem lidera, das competências que necessita e lhe permitam, em todos os seus contextos, guiar e inspirar seguidores, levando à excelência do desempenho das suas equipas. Verdadeiro desafio que requer dos líderes comportamentos ajustados, capazes de garantir o sucesso que se deseja.

Da minha experiência verifico que faz pouco sentido “dar receitas” de liderança ou de como deve ser um líder. É importante que quem lidera adquira/desenvolva as competências de liderança adequadas à sua realidade, que não é necessariamente igual à do “vizinho”. Porque, quando lidamos com pessoas, o que pode ter sido uma abordagem de sucesso com umas, pode resultar num enorme fracasso com outras.

Se queremos formar líderes, faz sentido que, quem lidera, primeiro seja capaz de se liderar a si próprio; para que tal aconteça é necessário conhecer-se melhor nos seus pontos fortes e nos pontos que podem ser melhorados. Também faz sentido que, quem lidera, se conheça como líder mas também como os outros o vêem como líder (superiores hierárquicos, pares, subordinados e outros); este conhecimento pode ser obtido através de uma Avaliação 360º da Liderança.

Para os que querem ser verdadeiros líderes e querem um programa de formação que lhes permite aplicar, na prática, todos os conceitos abordados e aprendidos, a aps Consultores vai realizar o Best About People Leadership®, um eficaz programa de desenvolvimento de competências de liderança assente na autoconsciência  e orientado para a mudança de atitudes e comportamentos do líder, com impacto imediato no seu desempenho e nos resultados da empresa.

Com base num assessment  prévio a cada participante do seu Perfil Comportamental e da Avaliação 360º da Liderança, o Best About People Leadership® terá o período de formação presencial  nos dias 10, 11 e 12 | 17, 18 e 19 de outubro, no Hotel Real, em Oeiras, em regime residencial.

Inscreva-se com a certeza de que o seu investimento terá retorno garantido.

Saiba mais

(*) Senior Partner da aps Consultores

Coordenadora e formadora do programa de liderança Best About People Leadership®

Arquivo de Notícias